Dicas - Plantar em Casa, Fruticultura, Videiras

Como fazer Calda Bordalesa passo a passo

A Calda Bordalesa foi descoberta no século XIX por acaso, quando um agricultor na região de Bourdeux na França buscava afugentar as pessoas que apanhavam suas uvas as pintando de azul, mas neste parreiral foi constatado que as videiras não tinham mais problemas com fungos, daí começou o uso da calda como um eficiente fungicida.

A nossa calda serve como um poderoso fungicida mineral e, é aceito por produtos e certificadoras de alimentos orgânicos. Pode ser usado nas culturas de uva, café, pêssegos, figos, citrus e frutíferas em geral, como também em hortas e orquídeas. Sempre tomando cuidado com a dosagem, diluindo mais a nossa receita abaixo conforme as suas plantas forem se mostrando sensíveis. Podemos considerar a Calda Bordalesa também como um adubo, pois evita o ataque de fungos e outras doenças pela ação do Cálcio que fortalece a parede celular das plantas e o Cobre que repele e mata fungos.

Abaixo temos algumas formas e abordagens diferentes para se chegar a Calda ideal, você poderá assistir ao vídeo abaixo com o Toquinho (um dos mais completos da Internet), usar o nosso passo a passo descrito a seguir.

Passo a passo da Calda Bordalesa com Toquinho no Canal Plantar em casa

Receita básica de Calda bordalesa com Sulfato de Cobre e Cal Virgem

Ingredientes para o preparo básico de 10 litros de calda bordalesa

  • 15g de cal virgem (a quantidade usada pode ser variável de acordo com o PH da mistura);
  • 30g de sulfato de cobre;
  • 5l de água.

Compre os ingredientes de sua calda em nosso site:

Kit Bordalesa de 1 quilo | Kit Bordalesa de 500 gramas

Como preparar

1° Passo – Diluição do sulfato de cobre

  • De 4 a 24 horas antes do inicio do preparo, coloque o sulfato de cobre dentro de uma garrafa/recipiente com mais ou menos 300 ml de água morna (facilita a diluição).

2° Passo: Preparo do leite de cal

  • De 4 a 24 horas antes do inicio do preparo, coloque o Cal virgem dentro de uma garrafa/recipiente com mais ou menos 300 ml de água fria. Coloque a água aos poucos evitando que a queima do cal aconteça rapidamente esquentando muito o recipiente.

3° Passo: Mistura dos ingredientes

  • Derrame o Sulfato de cobre em um recipiente com 5 litros;
  •  Na sequência, derrame vagarosamente a Cal Virgem sobre o Sulfato de Cobre até que o PH esteja como o indicado no passo 4, a seguir.

4° Passo: Teste de verificação da acidez da calda

• A calda bordalesa deve ficar neutra ou ligeiramente alcalina, para não queimar as plantas após a sua aplicação. Para evitar este problema, deve-se testar a mistura pingando uma gota em uma tira de teste de pH e verifica-se a sua cor na tabela de cores (veja a referencia na imagem a seguir). Se a referência na tabela mostrar que sua calda está acida, ou seja abaixo de 6 pH, será necessário adicionar mais leite de cal, até que a mistura fique neutra (PH ideal entre 6 e 8). Para isto, misture mais Sulfato de Cobre para baixar o pH e mais Cal Virgem para aumentar o pH.

IMPORTANTE: Quando se tem como base o pH da mistura, não há receita em que se possa manter a mesma quantidade dos materiais como padrão, por isso devemos adaptar a quantidade dos dois materiais ao PH resultante de nossa mistura, que varia com fatores como o pH de sua água.

Como fazer Calda Bordalesa - Fitas e Tiras para medir pH

Tipos de tiras/fitas de medição de pH e suas referências de cores.

5º Passo – Aplicação

  • Coe a calda;
  • Insira cuidadosamente a calda em um pulverizador para realizar a aplicação em videiras, pomares ou hortaliças.
    SEMPRE APLICAR NAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA OU AO FINAL DO DIA.

Observações:

  • Use a calda bordalesa logo após o preparo, evite armazenar a mistura por mais de um dia;
  • Evite o contato da calda bordalesa com a pele e olhos utilizando luvas e máscara;
  • Aplique a calda nas temperaturas mais amenas do dia e sem chuva;
  • Não aplicar em épocas de florada;
  • Aplicar a cada 15 dias em caso de alguma infestação ou com muita chuva ou a cada 30 dias como preventivo.

Calda Bordalesa pronta para mistura – Bordasul

Para facilitar a vida de produtores e cultivadores de culturas que necessitam de aplicação de Calda Bordalesa, foi desenvolvida a Calda pronta para mistura Bordasul. Este produto conta com além dos tradicionais Sulfato de Cobre e Cal Virgem a adição de Enxofre, sendo um calda muito eficiente.

Calda Bordalesa Pronta - BordasulA calda pronta Bordasul funciona?

Sim, a Bordasul funciona tão bem como a calda tradicional, com milhares de usuários pelo Brasil, como grandes produtores de uva.

A Bordasul é uma calda muito prática que não necessita do controle de pH, somente deve-se seguir as recomendações de uso (veja as recomendações para cada cultura em nosso manual).

Você encontra a calda bordalesa pronta Bordasul em nosso site, com ótimos preços e condições, confira.


Veja em nosso Canal do Youtube outros vídeos sobre como fazer a sua Calda Bordalesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + onze =